Skip to content

Saiba mais sobre o exame

O que é o exame toxicológico de larga janela de detecção?

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame rápido, não invasivo e não e indolor, capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) alcançando um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

Ele identifica se houve o consumo dessas substâncias em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta, a depender do tipo de material biológico (cabelos ou pelos), por meio da análise da queratina presente no cabelo ou em pelos das pernas, braços, peito, axilas e pelos pubianos..

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico não requer nenhum tipo de preparação prévia e é bem simples de ser realizado. Em um laboratório credenciado pelo Denatran, um profissional qualificado cortará uma pequena quantidade de cabelo do condutor, próxima à raiz, de forma que não comprometa a estética do motorista.

Caso o comprimento do cabelo não atinja o mínimo necessário (3 cm) para a realização do exame, o profissional coletará o pelo do corpo do condutor, podendo ser da perna, braço, peito, axilas ou pelos pubianos utilizando para isso um aparelho de barbear novo e descartável.

Depois de realizar a coleta da amostra, o material é encaminhado para análise. O prazo de entrega do resultado do exame é rápido e varia de acordo com o laboratório e região do país em que a coleta foi realizada.

Desde quando existe essa tecnologia laboratorial?

Desde o dia 03/03/2015, quando foi publicada a Lei 13.103/2015, no Diário Oficial da União. Chamada ‘lei do caminhoneiro’ ou ‘lei do motorista’, além de disciplinar a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional trouxe, em seu escopo, a obrigatoriedade de realização do exame toxicológico para os motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas (Artigo 1º, parágrafo único, I e II).

Quais drogas são detectadas pelo exame toxicológico no Brasil?

O exame toxicológico de larga janela detecta um extenso número de substâncias que têm efeito psicoativo e que podem interferir na capacidade de executar, de forma hábil, tarefas aparentemente simples, mas perigosas como dirigir um veículo pesado, por exemplo. São elas:

Drogas recreacionais (substâncias ilícitas):
• Maconha e derivados;
• Cocaína e derivados (Crack, Merla e outros);
• Anfetaminas (rebites);
• Metanfetaminas, MDMA e MDA (Ecstasy).
Inibidores de apetite:
• Anfepramona;
• Mazindol;
• Femproporex.
Analgésicos à base de opiáceos e substâncias derivadas:
• Codeína;
• Morfina;
• Heroína;
• entre outros.

Quais os efeitos dessas drogas no organismo?

ANFETAMINAS – são substâncias estimulantes, que aumentam o
estado de vigília, podendo causar lapsos temporais e/ou alucinações.

COCAÍNA – é um estimulante e aumenta o estado de agitação, podendo causar alucinações com um aumento da frequência cardíaca e sensação de paranoia.

MACONHA – possui substâncias perturbadoras das funções do SNC, Sistema Nervoso Central. O resultado: efeitos depressores, como indução ao sono.

OPIÁCEOS – são substâncias com efeitos mistos, estimulantes ou depressores, a depender da molécula.

ÁLCOOL – deprime o SNC, podendo causar letargia e perda de coordenação motora.

Em que casos o exame é utilizado no nosso país?

O exame toxicológico periódico é demandado a todos os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E da CNH. Esses condutores, que tenham idade até 70 anos, devem realizar o exame toxicológico a cada 30 meses, independentemente de exercer ou não atividade remunerada.
Já os motoristas acima de 70 anos de idade devem realizar o exame toxicológico periódico apenas na renovação da CNH, ou seja, a cada 3 anos, de acordo com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituídas por meio da Lei Federal nº 14.071/20.

Quais as atividades que têm utilizado o exame na detecção de drogas?

Casos de sucesso e emblemáticos?

Quais são as certificações mais importantes que os laboratórios da ABTOX possuem e qual sua importância?

Conheça um pouco dos laboratórios que formam a ABTox:

CAEPTOX

Com capacidade analítica de 10 mil amostras por dia e atendendo mais de 2 mil laboratórios em todo o Brasil, o CAEPTOX é um dos mais expressivos laboratórios de análises toxicológicas de larga janela de detecção do país. Com capital 100% nacional, o CAEPTOX é referência em espectrometria de massas, oferecendo mais segurança e rapidez nas análises que entrega.
Saiba mais: caeptox.com.br

DB TOXICOLÓGICO

O DB Toxicológico é dedicado aos exames de toxicologia ocupacional e ao exame toxicológico do cabelo de larga janela de detecção. Além disso, tem um extenso menu de exames voltados para as análises clínicas, tais como: vitaminas, aminas biogênicas, metais e drogas terapêuticas. Oferece suporte técnico eficiente, com profissionais qualificados e treinados para atender com agilidade e precisão desde a fase pré-analítica até a entrega do laudo do exame. Tem uma capacidade produtiva de mais de 1 milhão de exames e uma estrutura de mais de 5 mil m².
Saiba mais: dbtoxicologico.com.br

LABET

Fundada em 2010, a LABET possui o mais moderno laboratório de exames toxicológicos do mundo e o maior da América Latina, com a utilização pioneira das mais avançadas tecnologias na realização dos Exames Toxicológicos. A empresa faz parte dos laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do exame do cabelo em todo o território brasileiro, atendendo à demanda da Lei nº 13.103/2015, em vigor desde março de 2016. Possui uma rede de coleta com mais de 3 mil unidades distribuídas por todo o país.
Saiba mais: labet.com.br

 

Entre em Contato Conosco

>