Skip to content
Homens jovens com maior risco de esquizofrenia associado ao transtorno do uso de cannabis

O estudo do NIH destaca a necessidade de rastrear, prevenir e tratar proativamente o transtorno do uso de cannabis, especialmente entre os jovens.

Homens jovens com transtorno de uso de cannabis (maconha) têm um risco aumentado de desenvolver esquizofrenia, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores dos Serviços de Saúde Mental na Região da Capital da Dinamarca e do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Institutos Nacionais de Saúde. O estudo, publicado na Psychological Medicine(o link é externo), analisou dados detalhados de registros de saúde abrangendo 5 décadas e representando mais de 6 milhões de pessoas na Dinamarca para estimar a fração de casos de esquizofrenia que poderiam ser atribuídos ao transtorno do uso de cannabis no nível da população.

Os pesquisadores encontraram fortes evidências de uma associação entre transtorno do uso de cannabis e esquizofrenia entre homens e mulheres, embora a associação fosse muito mais forte entre os homens jovens. Usando modelos estatísticos, os autores do estudo estimaram que até 30% dos casos de esquizofrenia entre homens de 21 a 30 anos poderiam ter sido evitados ao evitar o transtorno do uso de cannabis.

Leia mais sobre o estudo em https://www.nih.gov/news-events/news-releases/young-men-highest-risk-schizophrenia-linked-cannabis-use-disorder

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp
>