Skip to content
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Exame Toxicológico em Foco

Brasília, 20 de fevereiro de 2024Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

O objetivo da data é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes provocam no organismo e como afetam a sociedade. Especialistas apontam a importância da reflexão sobre a dependência química e de medidas de prevenção planejadas e direcionadas a educação, prática de esportes, cultura, lazer e socialização. Além disso, é importante reforçar a importância de manter o exame toxicológico em dia. Essa medida não apenas contribui para a segurança nas estradas, mas também é uma política pública que salva vidas.

A Combinação Perigosa

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertam sobre os riscos de conduzir sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas. Quando a concentração de álcool no sangue (BAC) do motorista atinge ≥ 0,04 g/dl, o risco de colisões no trânsito aumenta significativamente. Além disso, o uso de drogas psicoativas eleva o risco de acidentes em diversos graus. Por exemplo, a possibilidade de um acidente fatal é cerca de cinco vezes maior para quem consumiu anfetaminas.

Política de Prevenção

“O ônus do uso contínuo de entorpecentes envolve mais que a qualidade de vida do indivíduo, mas afeta ainda o bem-estar psicológico de familiares e pessoas próximas. Por isso, é necessário investir em políticas públicas que previnam efetivamente o consumo de drogas”, diz Renato Dias, presidente da ABTox.

O Exame Toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma ferramenta essencial. Não invasivo, não infectante e indolor, ele detecta o consumo abusivo de substâncias psicoativas nos 90 a 180 dias anteriores à coleta. Amostras de cabelo, pelos ou unhas são utilizadas para essa análise.

Faça sua parte: agende seu exame e contribua para um trânsito mais seguro e uma sociedade livre do uso indevido de drogas. A prevenção é o melhor caminho!

 


Lembre-se de compartilhar essa informação com amigos e familiares. Juntos, podemos promover um ambiente mais saudável e consciente no trânsito. 🚗💚🌿

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp
>